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logAI

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Processar arquivos de log e extrair informações úteis é um trabalho enorme, mas a logAI pode ajudá-lo a tornar isso mais fácil. O logAI é uma ferramenta essencial para orientar a equipe de operação e manutenção de ambientes de TI.

O Problema
e
A Solução

O aumento da complexidade dos ambientes de TI, envolvendo grande volume e diversidade de equipamentos e aplicações, torna a gestão uma atividade extremamente difícil, levando à não observância de informações que poderiam ser essenciais para evitar problemas operacionais. Diversos sistemas geram logs de suas operações e eventos, o que forma um rico conjunto para identificar ou mesmo prever possíveis problemas. Apesar de todas as informações extraídas de logs e correlações, ainda podem ocorrer dificuldades em conseguir um rastreamento preciso de transações em ambientes complexos. Com a implementação emergente de microsserviços, criando transações encadeadas divididas em vários processos distintos, a rastreabilidade tornou-se mais complexa e a informação de registo por si só nem sempre é suficiente. No entanto, esses logs tendem a ser complexos, com um volume enorme e muitas vezes difíceis de entender. Esta necessidade permitiu o surgimento da padronização (OpenTracing e agora OpenTelemetry) e de ferramentas específicas para rastreamento, onde podemos destacar o Jaeger (CNCF) e o SkyWalking (Apache). Nesse universo quase caótico, o logAI é uma ferramenta essencial para orientar a equipe de operação e manutenção de ambientes de TI.

Recursos

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1

Ingestão de Dados

Como os dados (logs e eventos) podem ser gerados de vários tipos de fontes distintas (dispositivos de rede, aplicações, sistemas operacionais), e também em vários formatos, serão necessários mecanismos para ingestão e transformação destes dados.

2

Retenção

LogAI implementa estratégias de retenção para suportar altos volumes de dados, modelos híbridos (on-premise e nuvem) e permitir consultas rápidas e eficientes.

3

Consulta

Permite consultas manuais de forma rápida e flexível para obtenção de dados, aplicando filtros que identifiquem, de forma precisa, informações essenciais para utilização em auditorias ou soluções de problemas.

4

Regras e Análise

logAI implementa mecanismos que permitem definição de regras que incluam filtros e correlacionamento, que possam detectar situações específicas para geração de alertas.

5

Relatórios

Em todas as telas, inclusive nas de consulta, o logAI permite a extração de dados em diversos formatos, a partir de conjunto de filtros para seleção das informações relevantes.

6

Dashboards

Os dashboards possuem formato simples e claro, permitindo a visualização de gráficos e indicadores para facilitar a identificação de tendências e anomalias em tempo real.

7

Notificações

Implementa estruturas para criação de alertas e notificações associadas à alguma regra pré-definida ou situação que esta seja necessária.

8

Integração com ITSM

LogAI implementa API para automação e integração com sistema de abertura/fechamento de chamados, conforme definição de regras e políticas pré-definidas.

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