top of page
Buscar

Mulheres na Área Tecnológica



A história de como as mulheres começaram a conquistar seus direitos, incluindo os relacionados ao mercado de trabalho, já é de conhecimento geral e pauta constantemente discutida na atualidade. No entanto, apesar dos avanços ao longo do tempo, ainda existem áreas em que a presença feminina continua baixa, como é o caso da área de Tecnologia, mesmo tendo figuras femininas notáveis que colaboraram para grandes avanços tecnológicos, continua sendo uma área onde as mulheres são minoria.


Dados Atuais 

 

Segundo dados da pesquisa “Diversidade de Gênero no setor TIC em 2023 no Brasil”, realizado pela Brasscom1, mesmo as mulheres correspondendo a 51% da população nacional, apenas 39% dos empregos no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) são ocupados por elas, sendo de 37,7% em serviços de TI, e de 36,7%, em software. Ainda segundo o estudo, a menor participação feminina nessa área pode estar relacionada à falta de estímulo para que as mulheres busquem essa área de formação. 

 

Falta de Estímulo e Desafios Enfrentados no Ambiente de Trabalho 

 

Desde a infância, salvo as exceções, meninas são menos estimuladas a desenvolver atividades relacionadas à tecnologia, e ao longo do crescimento até a vida adulta, a maior parte dos direcionamentos ocorrem para outras áreas de atuação. Além deste ponto, o fato de sabermos da existência da discriminação relacionada a genêro no ambiente de trabalho, faz com que a pressão e a cobrança para conseguir se destacar acabem afetando ainda mais a participação das mulheres neste mercado, desencadeando possivelmente a conhecida "Síndrome do Impostor", a qual gera insegurança em relação a própria capacidade.


Percepção de Inteligência 


A percepção que temos de nós mesmos e dos outros tem grande impacto nessa questão. Um estudo de 2022 da Griffith University2, na Austrália, revelou que homens tendem a se considerar mais inteligentes do que realmente são, enquanto as mulheres subestimam sua inteligência. Esse viés, que está muitas vezes enraizado em nossa mente, acaba prejudicando de forma inconsciente e gerando ainda mais desafios para a participação de mulheres em áreas como a de tecnologia. 

 

Mudanças Necessárias 

 

Sendo assim, para que esse cenário continue se modificando e cada vez mais mulheres consigam se inserir nessa área, é necessário um trabalho conjunto que englobe políticas de igualdade e inclusão nas empresas, incentivos e programas de estudo para mulheres desde a infância, e, tão importante quanto os demais, precisamos de ambientes que ajudem a reduzir os vieses inconscientes, permitindo que todos explorem suas capacidades de forma igualitária.




Autora: Camila Batista - Desenvolvedora de Software



REFERÊNCIAS 

1 Diversidade de Gênero no setor TIC em 2023 - https://brasscom.org.br/inteligencia/relatorios-de-diversidade/ 

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page