A FinOps Foundation busca criar conteúdos que orientem os agentes envolvidos na tarefa de sua implantação.
Além das três fases do processo (apresentadas no primeiro artigo), o FinOps possui 6 princípios desenvolvidos por membros da FinOps Foundation, para orientar nas tomadas de decisões, sendo eles:
Colaboração Entre as Equipes
As equipes devem trabalhar juntas com o objetivo de melhoria contínua em eficiência e inovação.
Responsabilidade Compartilhada pelo Uso da Nuvem
Todos os envolvidos no desenvolvimento de softwares devem começar a considerar o custo como uma nova métrica de eficiência, do início ao fim do projeto.
Equipe Centralizada de Liderança FinOps
Ao estabelecer uma equipe dedicada para advogar e promover as melhores práticas do FinOps dentro de um framework de responsabilidade compartilhada, elimina-se a necessidade de que engenheiros de operações, por exemplo, se envolvam em negociações de tarifas, permitindo que se concentrem na otimização de seus respectivos ambientes.
Fornecer Dados Acessíveis e Oportunos do FinOps
Compartilhe e processe os dados de custos sempre que disponíveis. A visibilidade ágil das informações gera feedbacks rápidos resultando em ações mais eficientes. A análise das tendências e variações facilita o entendimento das variáveis de gastos.
Decisões Orientadas pelo Valor Comercial da Nuvem
Tenha a nuvem como um impulsionador de inovação, tomando decisões conscientes equilibrando custos, velocidade e qualidade, baseando-se nas métricas de valores que demonstram melhor o impacto nos negócios do que os gastos agregados.
Aproveitar o Modelo de Alocação Variável
Os provedores de serviços em nuvem possuem um imenso conjunto de oportunidades comerciais. A grande quantidade de modelos de contratação e as ofertas representam um vasto campo de escolha e combinação de cenários, que sendo bem aproveitado resulta em expressivos pontos de economia de recursos financeiros.
Em princípio a utilização (e migração) de aplicações em nuvem veio para ficar, apresentando tanto novos desafios quanto, expressivamente, novas oportunidades técnicas e financeira, desde que sejam utilizadas de forma eficaz. Como costumamos dizer, aqui na GPr Sistemas:
“O uso da nuvem não é para amadores” ... e por isso, contamos com FinOps.
Autores:
Marco Antonio G. Rossi - Diretor GPr Sistemas Vinicius Marcondes - Marketing e Comunicação
Comments