top of page
Buscar

FinOps - Nova Definição

Atualizado: 11 de abr.


O Conselho Consultivo Técnico (TAC) da FinOps Foundation iniciou um processo de revisão do FinOps Framework, incorporando recomendações de diversos participantes. Como primeiro resultado para 2024, surgiu uma nova definição para o termo FinOps. Neste artigo, discutiremos os detalhes dessa mudança de definição.


Desde a sua fundação em 2019, a FinOps Foundation testemunhou um crescimento significativo na comunidade envolvida com estratégias de gerenciamento de nuvem. Com esse aumento veio uma onda de novas proposições, dúvidas, estratégias e soluções. Em consonância com esse dinamismo, a Fundação tem realizado análises das sugestões e solicitações apresentadas, implementando melhorias contínuas no FinOps Framework (tema que será explorado em futuros artigos).


A Definição Anterior, Aprovada pelo TAC em Novembro de 2021, era a seguinte:


“FinOps é uma disciplina e prática cultural de gerenciamento financeiro em nuvem em evolução que permite às organizações obterem o máximo valor de negócios, ajudando equipes de engenharia, finanças, tecnologia e negócios a colaborar em gastos baseados em dados.”


A Nova Definição é a seguinte:


"FinOps é um framework operacional e uma prática cultural que maximiza o valor comercial da nuvem, permite a tomada de decisões oportunas baseadas em dados e cria responsabilidade financeira por meio da colaboração entre equipes de engenharia, finanças e negócios."


“Disciplina” foi substituído por “Framework Operacional”


O FinOps Framework é agora reconhecido como um modelo operacional. Este framework não é específico para nenhum tipo de organização e pode ser visualizado como um conjunto de blocos que podem ser adaptados e organizados de acordo com as características e necessidades específicas do negócio.


Nos anos anteriores, as organizações se familiarizaram com o conceito de FinOps e sua importância, e agora o foco passa a ser a implementação e a obtenção de resultados. Como um framework operacional, o FinOps visa garantir que os resultados esperados sejam alcançados.


Remoção do Termo “Gestão Financeira em Nuvem”


"FinOps" agora é um termo amplamente reconhecido e buscado na Internet. Anteriormente, termos como "Gestão Financeira em Nuvem" e "Gerenciamento de Custos em Nuvem" competiam, e até superavam, o termo "FinOps" nos resultados de busca na Internet. Isso mudou, conferindo ao termo FinOps uma identidade própria que substituiu os demais, eliminando a necessidade de associação.


Conclusão


As mudanças que estamos testemunhando ocorrem em uma velocidade extraordinária. O compromisso da FinOps Foundation em adaptar-se a essas mudanças, garantindo seu alinhamento com as tendências e objetivos do público envolvido na otimização do valor por meio de arquiteturas em nuvem, proporciona uma sensação de confiança na solidez do FinOps para todos os interessados nesta área.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page