top of page
Buscar

Código Limpo (parte 2)

Atualizado: 11 de abr.

No universo da programação, o desenvolvimento de funções compreensíveis e eficientes é essencial para a qualidade e manutenção do código. Este segundo artigo explora outros três princípios fundamentais que orientam a criação de funções, destacando a importância de limitar cada função a uma única tarefa e criar funções curtas e auto-explicativas, visando aprimorar a clareza, reduzir o esforço de manutenção e aumentar a eficiência do código.  


Singularidade da Função 

 

Funções que exercem mais de uma tarefa geram maiores dificuldades ao demandarem manutenções, porque estão mais propensas a erros e são menos compreensíveis. Funções que desempenham apenas uma tarefa facilitam a leitura, compreensão e manutenção do código, pois, uma vez que as tarefas dos códigos estão separadas e isoladas em funções diferentes, podemos solucionar potenciais problemas separadamente. 

 

Limitação de Tamanho das Funções 

 

Funções menores com pelo menos 20 linhas, evitam a complexidade excessiva, mantendo a simplicidade na leitura e entendimento de outros programadores, o que também gera maior eficiência em manutenções, e além disto fazem um uso mais proveitoso de abstrações. 

 

Consistência na Abstração 


 As abstrações proporcionam algumas vantagens como, testes unitários mais concisos, códigos mais curtos e fáceis de entender e maior eficiência na resolução de problemas isolados. Para possuir melhor desempenho em abstrações, precisamos mantê-las com um único nível por código, evitando a inclusão de detalhes irrelevantes garantindo que cada função resolva um problema específico. 


Conclusão


Ao seguir esses princípios, os programadores podem desenvolver códigos mais otimizados e eficientes, facilitando a compreensão tanto para eles mesmos como para outros desenvolvedores, promovendo um ambiente de programação mais produtivo e colaborativo, gerando uma base sólida para evolução do projeto. 


Autores:

Daniel Pardinho - Desenvolvedor de Software

Robson Matheus - Desenvolvedor de Software

Vinicius Marcondes - Marketing e Comunicação

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page